decor: espaços felizes // harmonia no escritório

terça-feira, fevereiro 20, 2018

Quando pensamos em "escritório" remete-nos instantaneamente para algo fechado, escuro e confuso. E era, em tempos, mas, hoje em dia os espaços de trabalho querem-se amplos, com uma luminosidade incrível e de ambiente harmonioso.

Há uns tempos li um artigo sobre o "wabi-sabi" ou, em outras palavras, o rústico japonês. Como significado do mesmo lê-se: ''uma filosofia onde aprendemos a ver a beleza mesmo nas coisas imperfeitas, impertinentes e incompletas (...) a essência do Wabi Sabi está presente em várias artes japonesas nos jardins zen japoneses, nos bonsais, na cerâmica japonesa e cerimonia do chá. 
Wabi Sabi é uma expressão exclusivamente japonesa, e não possui uma tradução concreta em português e nem em nenhuma outra língua no mundo.''


Decidi utilizar a madeira natural como mesa e ambiente decorativo.

A textura da madeira equilibra o ambiente e proporciona um tom acolhedor. Esses detalhes dos materiais naturais fazem a diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.




Para mim existem dicas imprescindíveis para um bom ambiente de trabalho, remetendo concretamente para o escritório. 

  • Mais luz: claridade física e mental
Criar um ambiente calmo e cheio de luz, acentuando a luz natural disponível. Brancos, cores neutras e suaves, paredes leves com pequenos apontamentos decorativos.
Os brancos ''quentes'' (beges marfins) dão a ilusão de um dia mais longo e com mais luz solar, ao contrário dos brancos frios, os acinzentados ou off whites, que trazem uma sensação de frio e luz mais invernal.



paleta de cores para um ambiente neutro

  • Backdrop neutro  
Um cenário neutro é a base perfeita para criar um espaço radiante, onde podemos criar o destaque merecido com as peças decorativas. Ao criar uma base neutra proporcionamo-lhes o lugar de proeminência. 




  • Natureza em casa

São inúmeros os benefícios de uma vida mais ligada à natureza, mas caso não seja possível usufruir mais tempo com a mesma, podemos trazer a natureza para nossa casa... com plantas como decoração (como eu já referi pelo blog)!

Ao juntar várias plantas em vaso cria um arranjo natural que vai poder desfrutar de qualquer ângulo.



  • Combustível para a criatividade
Um espaço de trabalho arrumado ajuda à concentração e, quando tudo tem um lugar, encontraremos depressa tudo o que precisamos. 
O escritório deve inspirar os projetos criativos. Um espaço de trabalho repleto de inspiração visual mas com a tranquilidade necessária de forma a proporcionar o equilíbrio entre ambas.

  • Viver de forma mais leve 
Simplificar o espaço para evitar a desorganização. Escolher um esquema de cores simples, ter apenas alguns móveis essenciais, de forma a encorajar a libertação de objetos que já não precisamos. 


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe